Este termo tem sua origem nos estudos desenvolvidos pela Neurociência e está relacionado com um conjunto de habilidades essenciais para a aprendizagem e para a vida em sociedade.

E para falar um pouco sobre este tão importante assunto, é preciso primeiro escrever algo sobre o ambiente que o acolhe: o cérebro humano e desenvolvimento das funções executivas

O cérebro humano: Como as Funções Executivas podem melhorar o desempenho das aulas

O Sistema Nervoso Central é um dos principais responsáveis pela vida humana. É ele que controla as funções do corpo e dá significado ao próprio viver. Entre as partes que compõem este Sistema está o cérebro.

O cérebro é organizado em regiões e funções, que se comunicam em uma bela sinfonia pesquisada de forma incessante pelos neurocientistas. Essas regiões são formadas durante a gestação, mas há uma região específica do cérebro que continua seu desenvolvimento até em média os vinte e cinco anos de idade, é a chamada pelos cientistas de córtex pré-frontal. Logo, considerando a faixa etária de nossas crianças matriculadas na Educação Básica, temos em mãos a maior parte desse tão importante desenvolvimento.

Esta região depende de estimulação externa para se fortalecer e é acionada quando precisamos dar respostas mais elaboradas a situações diárias que não podem ser respondidas automaticamente.

Dividem-se em:

Funções Executivas básicas

  • Memória de trabalho: memória de curto prazo, que utilizamos para significar a linguagem e informações rápidas, de uso momentâneo;
  • Controle inibitório: aquisição do autocontrole, foco, atenção;
  • Flexibilidade cognitiva: capacidade de modificar um planejamento, um pensamento diante de novos estímulos ambientais. Está relacionada com a criatividade.

Funções Executivas complexas

  • Planejamento: capacidade de organização das ações e pensamentos do momento e do futuro, organização da própria vida;
  • Resolução de problemas: envolve as funções anteriores e se lança ao pensar organizado, impulsionando novas conexões neurais e evocação da memória;
  • Raciocínio: metacognição – o pensar sobre o pensar.

 

O trabalho educacional adequado dessas funções, com estimulação adequada e constante, tem impacto direto no desenvolvimento acadêmico de nossos jovens. Currículos escolares que considerem esse desenvolvimento acompanhados de profissionais plenamente conscientes da temática, são providencias urgentes a serem tomadas, se ainda há interesse em uma Educação Plena de sucesso.

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