Este termo tem sua origem nos estudos desenvolvidos pela Neurociência e está relacionado com um conjunto de habilidades essenciais para a aprendizagem e para a vida em sociedade.
E para falar um pouco sobre este tão importante assunto, é preciso primeiro escrever algo sobre o ambiente que o acolhe: o cérebro humano e desenvolvimento das funções executivas
O cérebro humano: Como as Funções Executivas podem melhorar o desempenho das aulas
O Sistema Nervoso Central é um dos principais responsáveis pela vida humana. É ele que controla as funções do corpo e dá significado ao próprio viver. Entre as partes que compõem este Sistema está o cérebro.
O cérebro é organizado em regiões e funções, que se comunicam em uma bela sinfonia pesquisada de forma incessante pelos neurocientistas. Essas regiões são formadas durante a gestação, mas há uma região específica do cérebro que continua seu desenvolvimento até em média os vinte e cinco anos de idade, é a chamada pelos cientistas de córtex pré-frontal. Logo, considerando a faixa etária de nossas crianças matriculadas na Educação Básica, temos em mãos a maior parte desse tão importante desenvolvimento.
Esta região depende de estimulação externa para se fortalecer e é acionada quando precisamos dar respostas mais elaboradas a situações diárias que não podem ser respondidas automaticamente.
Dividem-se em:
– Funções Executivas básicas
- Memória de trabalho: memória de curto prazo, que utilizamos para significar a linguagem e informações rápidas, de uso momentâneo;
- Controle inibitório: aquisição do autocontrole, foco, atenção;
- Flexibilidade cognitiva: capacidade de modificar um planejamento, um pensamento diante de novos estímulos ambientais. Está relacionada com a criatividade.
– Funções Executivas complexas
- Planejamento: capacidade de organização das ações e pensamentos do momento e do futuro, organização da própria vida;
- Resolução de problemas: envolve as funções anteriores e se lança ao pensar organizado, impulsionando novas conexões neurais e evocação da memória;
- Raciocínio: metacognição – o pensar sobre o pensar.
O trabalho educacional adequado dessas funções, com estimulação adequada e constante, tem impacto direto no desenvolvimento acadêmico de nossos jovens. Currículos escolares que considerem esse desenvolvimento acompanhados de profissionais plenamente conscientes da temática, são providencias urgentes a serem tomadas, se ainda há interesse em uma Educação Plena de sucesso.
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Roberta Bocchi
Atualmente é pesquisadora e estudiosa da área de Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. Trabalha como Supervisora de Ensino efetiva da Rede de Educação Básica do Estado de São Paulo, onde também desenvolve pesquisas na área de Financiamento Público Educacional, Gestão Escolar e Currículo.
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