Entenda o que é Mindfulness: meditação de atenção plena ou meditação consciente breve.
O termo deriva de Mindful, que é entendido na língua inglesa como aquele que está atento, consciente de algo, logo, mindfulness pode ser compreendido como o estado de estar atento, consciente de algo.
Pesquisas apontam que a prática de mindfulness no contexto escolar pode trazer grandes benefícios para a aprendizagem. Essa prática reúne algumas técnicas de meditação com o objetivo de trazer a consciência dos educandos para o momento presente, desenvolvendo sua atenção e foco, se libertando gradativamente da tendência humana de julgamento do presente, aprendendo a observá-lo apenas como se dá na realidade.
Estudos na área da neurociência demostram através de exames de ressonância magnética que ocorrem modificações em algumas estruturas cerebrais humanas com a prática da meditação. Regiões como o córtex pré-frontal, o cíngulo anterior, a ínsula e a amígdala cerebral são modificadas após o uso frequente de técnicas de meditação, chegando a haver um aumento da espessura cortical, indicando ter havido um aumento de prolongamentos de células nervosas e maiores estímulos sinápticos.
No contexto escolar, a introdução da prática de mindfulness nas escolas pode representar educandos mais atentos ao presente, adquirindo novas habilidades de concentração, interagindo de forma diferenciada com os estímulos externos e ganhando maior controle emocional.
Porém, para que a meditação plena seja utilizada no ambiente escolar é necessário primeiro apresentá-la para os professores, que serão os primeiros a conhecer e interagir com a técnica e só depois estarão aptos a utilizá-la com seus alunos, respeitando os limites impostos pela faixa etária dos educandos e sua aceitação voluntária.
Algumas sugestões podem ajudar:
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Prepare o ambiente físico
Sair das cadeiras e poder sentar no chão, de modo confortável, é uma forma agradável de iniciar a prática. Organize esta possibilidade antes de iniciar a meditação;
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Use um sinal sonoro agradável:
Um sininho de meditação tocado no início e no final da prática ajuda a manutenção da atenção no momento presente. Os alunos serão convidados a ouvir com atenção o som do sino, até que este estímulo suma completamente na percepção sonora dos educandos;
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Postura:
Oriente os alunos para que sentem mantendo uma postura ereta e de olhos fechados, mantendo a atenção de início no sinal sonoro até seu completo ciclo e depois permanecendo quietos e calmos por aproximadamente 2 minutos;
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Atenção na respiração:
Peça para que os alunos coloquem as mãos sobre o estômago e sintam a inspiração e a expiração, mantendo a atenção nesse movimento;
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Finalização:
Toque o sinal sonoro novamente e oriente os educandos que abram os olhos lentamente, seguindo o ritmo da sonoridade do ambiente;
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Tempo de meditação:
No início 2 minutos é o suficiente, mas com o passar do tempo, a duração deve ser aumentada, respeitando a prática e particularidade de cada grupo de alunos.
Vamos tentar?
Referências
RAMON M. C. A neurociência da atenção. NeuroEducação nº 5, p. 24, 2015.
________ M. C. Inspirar, expirar… aprender. NeuroEducação nº 6, p. 25, 2016.
TANG Y.Y., HOLZEL B.K. e POSNER M.I. The neuroscience of mindfulness meditation. Nature Reviews Neuroscience, vol. 16, nº 4, p. 213, 2015.
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Roberta Bocchi
Atualmente é pesquisadora e estudiosa da área de Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. Trabalha como Supervisora de Ensino efetiva da Rede de Educação Básica do Estado de São Paulo, onde também desenvolve pesquisas na área de Financiamento Público Educacional, Gestão Escolar e Currículo.
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