Você sabia que para cada um dólar investido na Educação da primeira infância, há um retorno garantido de sete dólares no futuro econômico de um país?

Investimento na Educação na primeira infância

Segundo estudos realizados pelo professor da Universidade de Chicago e Prêmio Nobel de economia Prof. James Heckman, o investimento nessa fase educacional é capaz de diminuir as diferenças sociais e fortalecer a economia. Quanto mais cedo se faz esse investimento, entre o nascimento e cinco anos de idade, mais alta a taxa de retorno econômico e mais elevada a possibilidade de diminuir as desigualdades sociais, sendo possível romper com o ciclo da pobreza.

Entre as vantagens futuras, podemos citar a diminuição com gastos na Educação de Jovens e Adultos, registros menores de repetência escolar com melhora no desempenho das aulas, índices de saúde superiores e gastos mínimos com justiça criminal.

Estudos desenvolvidos pela Neurociência apontam que o cérebro se desenvolve mais rapidamente entre o nascimento e os primeiros anos de vida, fase em que os bons estímulos são fundamentais. Nesse momento, a família e uma boa escola são condições primordiais para a garantia desse desenvolvimento básico para a Educação futura.

Veja um assunto sobre como melhorar o desempenho das aulas anunciada no pensamento de Paulo Freire.

Algumas habilidades como controle inibitório, memória de curto prazo e flexibilidade cognitiva, devem ser estimuladas nessa fase, como base para a apropriação futura do raciocínio, resolução de problemas e planejamento, itens fundamentais para o sucesso escolar e bom desenvolvimento emocional.

Atualmente os investimentos brasileiros nessa faixa etária mostram-se insuficientes. Segundo dados de 2015 disponibilizados pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), foram investidos anualmente R$ 2.576,00 por aluno no ensino infantil parcial e R$ 3.349,00 por aluno no ensino infantil integral. Quantia bem abaixo da ideal, que deveria ser três vezes mais.

Investir na formação dos professores

Paralela a essa realidade, é preciso também investir na formação de professores para essa etapa educacional, entender que o cérebro da criança se estrutura através da consistência ambiental e emocional e que o brincar e a imaginação criativa são essenciais nessa fase, é receita de sucesso.  Rotinas e limites também são importantes, mas trabalhados de forma suave e respeitando a faixa etária da criança.

O espaço de Educação infantil não é lugar apenas para cuidados de crianças enquanto os pais ou responsáveis trabalham, é espaço educacional, com profissionais bem formados e ambiente físico adequado aos estímulos necessários. A ideia apenas do cuidar, favorece a abertura de escolas pouco estruturadas, com poucos professores, de formação inadequada, baixa remuneração, pouco planejamento pedagógico e condições físicas precárias.

É preciso entender que Educação infantil de qualidade é essencial para o pleno desenvolvimento do cérebro humano, principalmente para crianças que crescem em ambientes socialmente vulneráveis. Já uma Educação de má qualidade, pode aprofundar ainda mais as diferenças sociais ao longo da vida.

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