Considerando o tema deste artigo sobre impactos da “economia do conhecimento” na Educação, penso que a primeira consideração a ser feita deva ser: Educação é um processo social, não é serviço, é cultura.
Economia do conhecimento na Educação
A Educação tem como objetivo formar sujeitos, capacitando-os a participar criticamente como agentes na construção da sociedade e isso está bem distante de medir saberes, na tentativa de compará-los com processos educacionais de outras culturas em um ensaio insano de reprodução em série.
Há uma intenção latente do Estado[1] brasileiro em alinhar a Educação pública a tendências internacionais, acatando a pressões econômicas e políticas e adotando na maioria das vezes, currículos prescritos, implantados como soluções possíveis diante do discurso dominante de má formação dos professores, como se essa prescrição curricular fosse a garantia de uma Educação de sucesso, abandonando a necessária discussão sobre a formação dos professores.
Os Educadores, personagens fundamentais no processo educacional, nem sempre são ouvidos para a “edição” desses currículos, quase sempre isso é realizado por Governos ou grandes Instituições Educacionais, que pensam o currículo como um território de “poder”, lançando mão de uma ideia de sociedade adequada aos que arquitetam o currículo e não para os que o “consomem”.
A Educação brasileira que precisa ser pensada, é a capaz de refletir criticamente sobre essa política educacional até então posta. Mas será ela capaz de combater o imobilismo que se instalou entre o poder dominante e os dominados e erguer uma bandeira revolucionária de discussão sobre a real finalidade da Educação, vista como um ato político?
[1] Entendido aqui como uma entidade com poder soberano para governar um povo dentro de uma área territorial delimitada.
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Roberta Bocchi
Atualmente é pesquisadora e estudiosa da área de Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. Trabalha como Supervisora de Ensino efetiva da Rede de Educação Básica do Estado de São Paulo, onde também desenvolve pesquisas na área de Financiamento Público Educacional, Gestão Escolar e Currículo.
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