Este texto propõe uma discussão breve sobre o ensino pautado em competências e habilidades, tendo como base a função cerebelar.

O cerebelo está localizado entre o cérebro e o tronco encefálico, conectado ao tálamo e à medula espinhal através de muitas fibras nervosas. O nome cerebelo deriva do latim e significa pequeno cérebro. As Competências e Habilidades estão sob a influência desse Senhor dos tempos: o Cerebelo.

O Ministério da Educação define competência como operações mentais estruturadas em rede que mobilizadas permitem a incorporação de novos conhecimentos e sua integração significada a esta rede. As habilidades decorrem das competências adquiridas e referem-se ao plano imediato do saber fazer.

Como exemplo, podemos pensar na ação de dirigir um carro. Para conseguir ser competente nessa ação, a pessoa precisou primeiro ser habilidoso em cada etapa do ato de conduzir um veículo, teve que aprender e exercitar o movimento motor, depois se apropriar do espaço interno e externo, das imagens ao redor do carro, do tempo correto de cada ação que muda de acordo com a realidade dinâmica e por vezes imprevisível e do treino de atenção e foco constante. Todas habilidades necessárias para que um sujeito se torne competente na ação de dirigir, automatizado a ponto de dirigir um carro por longo tempo, sem foco consciente em nenhuma das habilidades apreendidas anteriormente.

É comum encontrar pessoas que dirigem há muito tempo, conversando com o carona sentado ao seu lado tranquilamente enquanto dirige. Classificamos essas pessoas como motoristas “competentes”. Mas também é comum encontrar pessoas que interrompem essa conversa no momento de fazer uma manobra mais detalhada no carro, pois como a ação ainda não se automatizou, a pessoa precisa ter mais atenção na manobra, voltando para a conversa logo depois. Isso ocorre pela ação da manobra ainda não ter se tornado uma competência.

Todo esse movimento de aquisição das habilidades e competências que envolve o exemplo aqui citado, obedece uma sequência presente no Sistema Nervoso Central humano, que passa pelo córtex pré-frontal planejando a ação, seguido do córtex pré-motor elaborando uma sequência e por fim, o córtex-motor executando a ação. O cerebelo automatiza, corrige e organiza a execução dos movimentos, é o modo operante do circuito montado e treinado, é ele o responsável pelo que chamamos de “Competência”.

O cerebelo tem vários circuitos prontos para diversos movimentos humanos, com a capacidade vital ao homem de detectar erros, para então montar novos circuitos com a intenção de automatizar o circuito correto, que dará conta da intenção inicial do movimento.

No ambiente escolar, para que as habilidades trabalhadas no currículo componham de fato uma competência especifica, é preciso obedecer três etapas: intenção, detecção do erro e treino. Sendo a detecção do erro momento crucial para a aprendizagem, pois se o erro não for percebido e corrigido de imediato, poderá ser automatizado no circuito cerebelar de forma permanente.

No processo educacional, não só os momentos de acertos e sucessos devem ser exaltados como forma de melhorar o desempenho das aulas, mas os de erros também, como forma de corrigir os rumos do saber, tornando robustas as conexões neurais corretas e saudáveis para a aprendizagem de sucesso.

Conheça a diferença entre Competências e Habilidades clicando aqui.

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