Na última terça feira, dia 11 de dezembro, participei do III Seminário Caminhos contra a Corrupção, em Brasília – DF. O evento foi organizado pelo Instituto Não Aceito Corrupção, uma associação apartidária, sem fins lucrativos, fundada em julho de 2015, que promove uma discussão qualificada de leis e projetos de lei, de modo a contribuir para a adoção de regras eficientes no enfrentamento ao mau uso dos recursos públicos. Está organizada em três eixos: pesquisa, políticas públicas e educação/mobilização.
A gestão democrática na escola pública como ferramenta possível de combate a corrupção sistêmica
Durante as falas dos conferencistas do dia, percebi que há uma grande mobilização jurídica e educacional para a garantia de direitos humanos básicos, entre eles a Educação e o Combate a Corrupção, garantindo com isso, a atual construção de uma gestão escolar democrática e sustentável, enquanto pilar de uma sociedade mais atenta ao combate deste fantasma que suga nossos esforços em direção ao crescimento social e econômico.
Logo pela manhã, o Promotor de Justiça em São Paulo, Dr. Roberto Livianu, idealizador e presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, falou sobre a luta do Instituto no combate a corrupção nas várias áreas políticas e sociais, destacando ações de sucesso e outras ainda em andamento, com especial atenção para o levantamento do Latinobarómetro, que revelou que os brasileiros estão mais insatisfeitos com a democracia. Somente 13% dos brasileiros estão “muito satisfeitos” e “satisfeitos” com ela. Tal insatisfação tem como principal vertente, a corrupção e suas consequências sociais, econômicas e políticas.
Novas Medidas Contra a Corrupção
Dentro desta temática, os demais palestrantes que se apresentaram durante o dia também confirmaram a necessidade urgente de mobilização das diversas esferas da sociedade contra a corrupção instalada. Um dos momentos de maior repercussão, foi a apresentação do documento “Novas Medidas Contra a Corrupção”, já publicado (http://bibliotecadigital.fgv.br/dspace/handle/10438/23949), que apresenta uma plataforma de propostas de reforma legislativa, administrativa e institucional, com o objetivo de promover um debate público orientado às causas sistêmicas da corrupção e de oferecer soluções permanentes para o seu enfrentamento no longo prazo.
Outro grande momento, foi a fala do professor Luiz Flávio Gomes, que ressaltou os perigos que rondam a consolidação da democracia no Brasil, chamando atenção para um movimento crescente de uso por alguns políticos do próprio sistema democrático e de suas regras, para miná-lo e exterminá-lo, se escondendo atrás de um discurso de salvador da nação e enviado divino.
Por fim, na conferência de encerramento, o futuro Ministro da Justiça Sergio Moro, falou sobre sua transição para o Ministério e de seu trabalho de combate à corrupção no Brasil, destacando ter aceito o novo cargo por entender que poderá fazer ainda mais pelo combate a este fantasma silencioso intitulado corrupção sistêmica. Afirmou ainda, que o Congresso Nacional e o Executivo, em meio a atuação da Lava Jato, foram omissos no combate à corrupção, se ausentando de “ações mais audaciosas” e impedindo que “poderosos manipulassem o sistema”.
Sai do Seminário aliviada e confiante, por perceber que nossa luta contra a corrupção e por uma Educação baseada nos princípios democráticos não é uma utopia e sim uma realidade, construída com luta, porém, não na solidão e sim, na coletividade. Afinal, “pessoas mais bem informadas são mais conscientes de seus direitos e deveres, comportam-se melhor em sociedade e votam melhor”.
Deixe o seu comentário!!
[sc name=”palestra”]
Cadastre para receber todas as Novidades
Roberta Bocchi
Atualmente é pesquisadora e estudiosa da área de Neurociência aplicada à Educação pela Faculdade de Ciências Medicas da Santa Casa de São Paulo. Trabalha como Supervisora de Ensino efetiva da Rede de Educação Básica do Estado de São Paulo, onde também desenvolve pesquisas na área de Financiamento Público Educacional, Gestão Escolar e Currículo.
Categorias
- Cotidiano (43)
- Currículo Educacional (3)
- Destaque (83)
- Financiamento Educacional (6)
- Gestão do tempo escolar (7)
- Neurociência e Educação (28)